Fé x Ciência

Será que realmente a fé contradiz a ciência e vice-versa? Hoje o que se prega nas universidades é que a fé, a religião atrapalham ou interferem na imparcialidade de pesquisas. Mas não ter fé não acreditar em Deus não configura também uma opinião ou uma posição a ser defendida. O que deve acontecer é que nossos posicionamentos não nos tornam pessoas melhores ou piores e sim que devemos não deixar nossos pensamentos tornarem aquilo que estudamos de maneira tendenciosa.

Várias padres e religiosos se comprometeram com pesquisas cientificas e foram além sendo reconhecidos internacionalmente. Padres como Mendel e Copernico além do Casal Bilings entre outros tiveram importantes trabalhos cientificos reconhecidos internacionalmente.

As primeiras universidades do mundo foram criadas pela Igreja, então não há o que se questionar. A Universidade de Bolonha, uma das primeiras do mundo e ela foi totalmente apoiada pela Igreja Católica. Então tenhamos paciência com aqueles que acham que a fé e a ciência são inimigas.

Gilliard Monteiro