Bom, pode ser uma curiosidade sua e também já foi uma curiosidade e uma dúvida minha que sanei estes dias sobre a poligamia- quando um homem casa com mais de uma esposa- no Antigo Testamento. Hoje como sabemos o Cristianismo entende como uma prática errada a Poligamia, pois da segunda união adiante configura-se o adultério. Mas a pergunta que muitos podem usar e questionar é a seguinte: Por que Deus permitiu que no Passado os homens pudessem ter mais de uma esposa?
Salomão por exemplo tinha mais de 1000 mulheres segundo relatos bíblicos. A Bíblia não explica por que Deus permitiu que os homens tivessem mais de uma esposa, mas pesquisando artigos na internet e não encontrei verdades absolutas ou respostas prontas para esta questão mas pude entender alguns motivos porque isto acontecia:
- A Monogamia é o plano inicial de Deus com Adão e Eva.
- A população de mulheres naturalmente era maior que a dos Homens.
- Guerras brutais dizimavam a população masculina
- As mulheres eram totalmente dependentes dos homens, mulheres solteiras teriam duas opções basicamente: Prostituir-se ou passar fome
Então enumerada essas condições acima viver em lar poligamo era a solução menos drastica nos tempos antigos. Mas com o ingresso da Mulher no mercado de trabalho e seu grau de instrução hoje mais elevado determinam que é desnecessário a ocorrência da poligamia. Volta-se ao plano inicial de Deus, Sereis uma só Carne, Mc 10, 6-9.
Gilliard Monteiro
Com informações de http://leiaabiblia.blog.br/por-que-deus-permitiu-a-poligamia-na-biblia/